quinta-feira, abril 08, 2010

DIA DA ETNIA CIGANA





CANCIÓN  DEL  GITANO  APALEADO

Veinticuatro bofetadas.
Veinticinco bofetadas;
después, mi madre, a la noche,
me pondrá en papel de plata.

Guardia civil caminera,
dadme unos sorbitos de agua.
Agua con peces y barcos.
Agua, agua, agua, agua.

Ay, mandor de los civiles
que estás arriba en tu sala!
No habrá pañuelos de seda
para limpiarme la cara!

FEDERICO GARCIA LORCA
(5/ 6/1925)

Apreciem uma das mais castiças vozes do flamenco:
 António Montoya, " El Chocolate"

32 comentários:

  1. Fala-se tanto de outros povos vítimas de preconceitos, e os ciganos são completamente esquecidos. Meus parabéns a este povo lutador.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com Pensador. Quem fala dos milheres de ciganos mortos numa só noite em Auschwitz? Nem sequer os judeus, que acham que só o seu sofrimento conta.

    LUIZ

    ResponderEliminar
  3. Neste momento, estão a ser perseguidos indecentemente em Itália por Berlusconi e aliados governamentais...e a Europa consente!

    Tudo de bom, PENSADOR.

    ResponderEliminar
  4. Os judeus momopilizam tudo, até o sofrimento.
    E com esse pretexto , estão massacrando há décadas os palestinianos, com o apoio incondicional dos EUA!!
    Fica bem, LUIZ

    ResponderEliminar
  5. Sobre os ciganos comungo do que o Luis atrás já disse.

    Sobre o vídeo, uma delícia, logo eu que gosto por exemplo de Diego el Cigala.

    ResponderEliminar
  6. Realmente, Sãozinha, parecemos pertencer à mesma geração. É tanto o que temos em comum!:)
    Adoro flamengo e na minha aldeia os ciganos sempre foram tratados como iguais.
    bji mt gde

    ResponderEliminar
  7. Estive em trabalho cívico numa biblioteca duma escola, aqui num bairro de Lisboa.
    Faço, se me permites, homenagem ao aluno cigano...de nome Nicola... que comentava comigo que queria ser engº mecânico...que não conseguia "roubar"...que já tinha tentado...mas nunca conseguiu...que respeitava acima de tudo,os mais velhos da sua etnia...que tinha de proteger as raparigas da sua família...enfim, era um menino com quem falava... e me deliciava, aprendendo, ouvindo-o...tinha tantos sonhos e só espero que ele já tenha começado a realizá-los.
    Em dada altura da minha infância apareceram à porta da nossa casa, a venderem uns cortes de fato de homem..."muito lindos e baratos e de boa qualidade".
    A minha mãe atendendo ao preço/qualidade, comprou dois cortes de fato, para mandar confeccionar dois fatos para o meu pai.
    Quando meu pai chegou...apercebeu-se da compra e disse que o tecido não era de qualidade que se justificasse a sua feitura em fatos de homem...não valeria a pena. A minha mãe muito triste, acabou por contar o preço do custo e o que tinha pensado...
    Então, meu pai disse-lhe: querias enganar os ciganos...mas acabaste tu por ser enganada e foi bem feito. Nunca uma mercadoria dessas, que tu estavas a pensar que era, dessa qualidade, poderia custar assim tão barato.
    O meu pai, conheceu-os e quando os encontrou...pagou-lhes uma cerveja e pediu-lhes desculpa pela minha mãe os ter tentado enganar.
    Era assim o meu pai...foi com ele que eu aprendi a respeitar todo o ser humano. Obrigada pai, por tudo o que me ensinou, que todos somos irmãos.
    Desculpa ter-me "esticado" neste comentário.
    Forte abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  8. Desde que aparecieron por la Península en el siglo XV su historia está llena de discriminación y automarginación. Es difícil conservar las tradiciones sin que la gente los rechace o que los mire sólo desde el tópico.
    Mi admiración por esta etnia.
    Saludos.

    ResponderEliminar
  9. e os meus amigos ciganos... tantos, sinceros e amigos do coração!
    os seus falejares e as suas danças e cantares, "aflamengado/tablado"
    gosto, xará!
    e são por vezes muito mal tratados...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. ... gracias por nos trazeres (e lembrares a efeméride) aqui Lorca e este belo poema de luta.


    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Um poema de Lorca muito bem escolhido. Obrigada por lembrares o Dia da Etnia cigana.
    Um beijo, São.

    ResponderEliminar
  12. Olá São!

    Felizmente que cada vez mais os ciganos se vão integrando na sociedade. Sendo uma minoria sem peso, acho mesmo que não terão outra alternativa senão a gradual integração, como forma de evitar a discriminação.E também
    acho que não é um problema simples, que se possa abordar duma forma simplista: Acho mesmo que é complexo, e só a conjugação de vontades, deles próprios e da comunidade one se inserem poderá levar a uma satisfactória resoluçã do mesmo - que já tem séculos.
    Acho que vem muito a propósito lembar que é o dia deles; do que não se fala, tende a ser esquecido.

    Um abraço.
    Vitor

    ResponderEliminar
  13. Caro Salvo, o extermínio silenciado dos ciganos ( e não só) pelos nazis é uma vergonha alimentada pelos próprios sionistas, que como se proclamam "o povo eleito de Deus" jamais se importaram ou importarão com o sofrimento alheio!!

    E de Estrella Morente , não gosta? Eu apreciei imenso Vê-la no CCB.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. NININHA, minha linda menina, sabe porque razão é que me mantenho de cabeça fresquinha? Porque , além da própria personalidade, fui orientadora de estágios, supervisora técnico-pedagógica, formadora. O que implicou ter que trabalhar sempre com pesoas muito mais jovens do que eu: foi um desafio e tanto, rrss

    Muitos "bejinhos", querida.

    ResponderEliminar
  15. Querida MER, temos em comum o facto de nos orgulharmos do Pai e fico muito feliz por isso!

    Espero, de coração, que todos os Nicolas consigam quebrar o círculo fechado da sua comunidade e assim realizar os seus sonhos e enriquecer-nos a todos, ciganos e payos.

    O espaço é livre, podes escrever quanto te for necessário, rrss

    Um abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  16. Querido PEDRO, assim é. Mas acho que , aí em Espanha , as coisas já foram piores para eles ou não?
    Além disso, vejo-os mais integrados do que em Portugal.
    Um grande abarço.

    ResponderEliminar
  17. Querida xará, há por vezes tanta incompreensão de parte a parte...
    No entanto, parece-me que poderíamos, nós, fazer mais pela sua integração.
    Uma das mais dolorosas recordações da minha adolescência prende-se com a visão das débeis tendas deles cerca da estação de caminhos de ferro de Pinhal Novo em pleno Inverno.

    Um graaande abraço,GAIVOTINHA.

    ResponderEliminar
  18. Caro Alberto, esta estória dos Dias não resolve nada, mas , pelo menos, lembra o tema...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. GRAÇA, lamentável é que ainda tenha que haver Dia de Ciganos, não é?
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  20. Caro VÍTOR, de facto, o problema é complexo e a sua solução tem que partir de ambas as partes...mas, acho, que com um esforço um pouco maior da nossa parte.

    Um abraço .

    ResponderEliminar
  21. Muito lindo o poema de Lorca (outra coisa não seria de esperar...)
    Fui ver o vídeo que me fez lembrar um passeio de duas semanas que dei em Espanha há muitos anos, ainda eu era solteira.
    Em Granada fomos assistir a um espectáculo no Sacromonte, de que ainda me recordo perfeitamente. Isto diz bem do quanto gostei...
    Obrigada, nena, por me trazeres tão boas recordações.

    Aquele abraço gostoso.

    ResponderEliminar
  22. Fico contente por teres essa felizes memórias.

    Cada vez que vou a Espanha, tento assistir a um espectáculo de flamenco. Já apanhei dois "barretes" monumentais, mas tenho visto coisas óptimas!

    Beijinhos, querida.

    ResponderEliminar
  23. Maravilha! O poema é brilhante e o vídeo , maravilhoso. Este canto- lamento que chamamos Jerez é uma extraordinária forma de expressão deste povo oprimido mas sem perder a sua honrada e digna altivez. Mas desconhecia o poema e o " dia da etnia cigana". E fiquei feliz em saber através do seu blog. Meu tio ( já falecido) cantava lindamente em romani nas festas dos amigos ciganos. Era aceito como um cigano, embora não fosse. E aqui na cidade tivemos a primeira mulher cigana a se formar em Direito , Mirian Stanescon Batuli, tida como a rainha dos ciganos ( não entendo bem a extensão deste título..Creio que deva ser da clã). Mas é assim considerada no Brasil.

    Carinhoso beijo, São! Amei!!! Beijo estalado!

    ResponderEliminar
  24. Olá São:

    Cantam,tocam e dançam com grande sentimento.

    São gente boa e já tive o privilégio de conviver com eles e adorei.

    Beijinho doce

    ResponderEliminar
  25. Sem remar contra a maré, todos gostamos muito dos ciganos. Mas longe de nós...
    De resto, tudo bem, incluindo o poema.
    Admiro-os como povo, pelo seu espírito de nação, de união, do um por todos e todos por um.
    Mas não gosto deles quando andam nas drogas e noutros actos ilícitos. Tal como de todos os outros povos, raças ou etnias que prevaricam, incluindo os brancos de Portugal.
    Querida amiga, um beijo cigano.

    ResponderEliminar
  26. SAM, querida, que interessante testemunho com que enriqueceu o tema!

    Desconhecia que aí chamam Jerez( é o nome de uma região espanhola) ao flamenco, que é -de facto- um lamento cantado.

    Também desconheço em pleno o sgnificado do título.

    Um abraço muito doce.

    ResponderEliminar
  27. MEU DOCE AMOR, conviver de perto nunca o fiz, mas fui colega de escola de duas garotas ciganas, tendo uma delas falecido na altura. Lembro-me de serem crianças perfeitamente iguais a todas as crianças.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  28. Amigo NILSON, não posso estar mais de acordo contigo em todos os aspectos.

    O racismo não é unilateral, como tive ocasião de dizer ao pai do jovem cigano que aparecia num programa de televisão.

    Um abraço, Poeta.

    ResponderEliminar
  29. *
    Chamava-se carmencita
    A cigana mais bonita
    Do que um sonho, uma visão
    Diziam que era a cigana,
    Mais linda da caravana,
    Mas não tinha coração
    Carmencita, carmencita
    Se não fosses tão bonita,
    Serias sempre cigana .
    ,
    in-amália,
    ,
    viva a raça calé,
    num abraço aos meus
    amigos, Flora e Tóré,
    ,
    penso que o Dia do Cigano,
    deve ser, apenas, com os
    Politicos, é cá uma ciganada ...
    desculpa Tóré !
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  30. e viva os ciganos
    aqui no brasil o povo corre de medo deles
    hahahaha
    mas acho que no mundo todo deve ser bem por ai...

    beijão

    ResponderEliminar
  31. Meu caro Poeta, pois ...é só mais um Dia, não é?

    Amigos ciganos não tenho, mas não partilho do prceonceito de que são todos uns passadores de drogas.

    Há bons e maus como em todas as etnias.

    Um abraço, também por me lembrares Carmencita.

    E não te lembras do Contrabandista do Alberto Ribeiro?

    ResponderEliminar
  32. Sim, infelizmente assim é: até eu já passei por cigana e fui olhada com desconfiança, em Praga quando lá estive com Mandrag, viu?
    Um abraço, SERGINHO.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue