sexta-feira, março 22, 2013

MONTSÉGUR


O castelo de Montségur caiu sob o poder da Hoste em 22/3/1244: era o fim da resistência cátara ao poder unido da Igreja de Roma e do rei de França e seus barões, após  décadas de terror , violência e sofrimento.

Era igualmente o derradeiro suspiro de liberdade do Languedoque, integrado a partir de então em território francês.

O trágico martírio dos cristãos cátaros começara com a Cruzada lançada pelo Papa Inocêncio III (excomungou um dos nossos primeiros reis por atraso no pagamento de determinada quantia) para terminar com aquilo que designou por heresia. Só que , além da visão não oficial do cristianismo, acabou também com os seus irmãos e irmãs de fé atirando-os em vida  e também na morte para as fogueiras da Inquisição, criada por Domingos de Gusmão nesta sanha destruidora, cruel  e odiosa.

A Ordem do Templo (mais tarde ela mesma vítima da perseguição conjunta do rei  Filipe, o Belo, e  do Papa Clemente V,ambos franceses) protegeu o catarismo, mas nada nem ninguém conseguiu deter o fanatismo religioso , a fúria e a perversidade de Simão de Monfort, chefe militar da Hoste,   e de Arnaut Almaric,abade de Citeaux e  legado papal.Com a total cobertura e conivência de Roma.

Esta absoluta e chocante falta de compaixão e de respeito pelo ser humano será exibida inúmeras vezes por ambos.Vejamos só dois exemplos :

- Em Béziers , quando acabada de ser tomada a cidade  perguntam ao abade de Citeaux o que fazer por se saber que havia não cátaros, respondeu "Matai-os todos, Deus reconhecerá os seus!" , provocando assim a morte de milhares de pessoas num massacre que inundou as ruas de sangue e que mesmo na época foi considerado uma barbaridade.

- Em Bram ,conquistada em Março de 1210,  Monfort fez mutilar selvaticamente mais de cem desgraçados a quem cortaram mãos, nariz e lábios, além de lhes arrancarem os olhos, para os enviar , guiados por um deles a quem tinham deixado um olho, a Lastors.

Obviamente, Monfort  é glorificado no seu epitáfio como mártir , Gusmão foi santificado e  a Inquisição ainda existe não queimando pessoas fisicamente , mas destruindo quem não segue  cegamente os ditames ortodoxos.

Passaram séculos sobre séculos e ainda não se ouviu uma palavra de arrependimento por parte dos criminosos perseguidores.

Na planície abaixo do castelo , existe o Prat dels Cremats onde a piedosa e tolerante ortodoxia católica fez queimar nas infames chamas inquisitoriais cristãos e cristãs que só queriam retomar a simplicidade e pobreza do primitivo cristianismo , abandonando os faustos, as cruzes de ouro e jóias preciosas, os paramentos riquíssimos.E para quem a mulher era igual ao homem em dignidade, uma das coisas que os misógenos cristãos católicos ainda hoje, mais de sete séculos depois, não aceitam.

Não consigo compreender  como sobrevive uma Instituição prenhe de crimes horrendos, manchada de sangue e contumaz nas suas práticas e discriminações. Malaquias profetizou que Francisco será o
último Papa  e, depois, terá início o reino de Satã.

Estou mais de acordo com os cátaros que afirmavam ser a Igreja de Roma a origem de todas as abominações e sede diabólica de erros e maus conselhos.Pelo que  Satã já reina há séculos.

Paz às vítimas!!

42 comentários:

  1. Religião e Estado nem sempre dão bons resultados.

    ResponderEliminar
  2. Eu direi que nunca dão resultados dignos.

    Fica bem

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo, minha amiga. E neste tmepo apocalíptico em que vivemos, já nem papas Franciscos lhe vale!
    á parte disso, ouvi agora na Euronews que o anormal do "grande líder" como lhe chama o povo, ou "querido líder" - áquele pateta andante da Coreia do Norte - iria declarar guerra á do Sul e aos Americanos, como retaliação aos avisos das experiências bélicas que têm levado a cabo nos ultimos dias.
    Portanto, para qualquer lado que nos voltemos, só ouvimos disto! Não temos fuga possível. Até o ex-presidente da França foi acusado de dinheiros não declarados durante a sua campanha.
    As costuas estão a romperem-se as poucos! Falta pouco para que rebentem! Acredite!
    Beijos e abraços meus
    Companheira!
    Namaste
    M.

    ResponderEliminar
  4. Un hermoso lugar lleno de miserios.
    Besos, querida amiga. Y feliz fin de semana.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente , nunca lá fui.

    Gostaria muitissimo de fazer uma viagem ao Languedoque para poder peregrinar por estes locais tão ricos de mistérios e esoterismo.

    Obrigada, meu querido amigo, que seja também muito agrda´vel o teu final de semana.

    ResponderEliminar
  6. Minha Amiga:
    Estamos em tempo de transição entre ciclos e tudo vem ao de cima.

    As pessoas estão completamente a perder o norte e o desatino está aí á vista: ética, honra, valores, compaixão , vergonha, ... , tudo isso está muitissimo perto da extinção.

    Nestes tempos apocalípticos, como bem diz, reina a ganância, a avareza, o despudor, a mentira, a crueldade,...

    A hipocrisia reinante entre Estados afilge e no caso da Coreia do Norte a situação é muito preocupante, pois possui armas nucleares.

    O cinismo chegou ao ponto de os EUA atacarem o Iraque, que anteriormente anteriormente apoiado até nos horrendos massacres dos curdos, inventando estórias sobre armas que não existiam,,,mas nada fazendo contra a Coreia e permitindo todas as barbaridades de israel contra os palestinianos!

    Abraço estreito e longo, Companheira.

    Bem haja!

    ResponderEliminar
  7. Os crimes que se cometeram e cometem em nome de um Deus...:-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Este deus não é o meu, de certeza!

    Um bom final de semana

    ResponderEliminar
  9. Religião é um acto pessoal. Íntimo.

    A institucionalização da religião visa todos os fins menos aquele que na religião é fundamental: a evolução espiritual do indivíduo em comunhão com a divindade. Por isso todos os actos de infâmia são expectáveis das religiões institucionalizadas.

    Beijos num enorme abraço de muita saudade!

    ResponderEliminar
  10. assim é.

    Por essa razão não consigo entender como ainda hoje as pessoas acham ter necessidade de mediação entre elas e o divino, principalmente quando os crimes cpmetidos por esses intermediários são as maiores traições à própria divindade ...como é o caso da Igreja Católica Apostólica Romana.

    Há excepções? Claro que sim! Mas eu estou a focar a insrituiçãp em si.

    Beijinhos , muitos

    ResponderEliminar
  11. O fanatismo é terrível e gera as maiores monstruosidades. Seja qual for o deus ou a ideia em nome da qual se atua.
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. As religiões, em si mesma, não são más, já os homens que as dirigem...
    Boa lição de História.
    Cumps

    ResponderEliminar
  13. Os crimes que a humanidade tem realizado ao longo dos séculos em nome de Deus! Horrível!

    Paz nesse teu coração, São! E beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Olá, São!

    A versão oficial de quem é poder sempre tende a esconder e omitir aquilo que de mal fazem ou fizeram.E a religião como instituição não é execepção; o lado negativo, condenável, nunca chega ou chegará ao conhecimento da maioria do comum dos mortais...Este nosso mundo é assim, e receio que sempre o será...
    Bom texto!

    Bom fim de semana; abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Todo o fanatismo é tremendo...
    Bela postagem sobre um tema que, suponho, te é muito querido.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Como compreenderás, sempre que se fala deste tema, lembro-me do apoio da Igreja à ditadura e dos crimes que ela cometeu. É por isso que este sorriso do Francisco me deixa desconfiado...
    Um bom fds, amiga

    ResponderEliminar
  17. Vim agradecer sua visita e comentário.
    Parabéns pelo excelente trabalho em seus blogs.
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderEliminar
  18. Respeito pelo ser humano!onde?

    Ontem estivemos a ouvir a Drª, Raquel Varela, a falar do estado Social, lembrei-me muito da São que deveria gostar muito de assistir.
    Eu gostei muito. O Bruno lá aguentou a fazer companhia á mãe :)
    Beijinhos e b.f.s

    ResponderEliminar
  19. Rosamarela gosta da nova foto e choca-se com a traição aos ensinamentos de paz e amor do cristianismo por quem se afirma seu paladino.

    ResponderEliminar
  20. Obrigada, temos que lutar!

    Concordo: Judas não foi maior traidor do que estes patifes, não.

    ResponderEliminar
  21. O ser humano neste momento nada (ou muito pouco) vale, até porque a maior crise é a de valores!

    Ah, sim certamente que gostaria pois trabalhei durante trinta anos no Ministério da Segurança Social rodeada por Técnicas de Serviço Social e conheço muitissimo bem todo o tipo de dramas, até por causa das minhas próprias funções também.

    E que achou o Bruno?

    Bom fim de semana, sem a chuva copiosa daqui.

    ResponderEliminar
  22. Grato abraço, SANDRA.

    Bom fim de semana e continuação dos interessantes posts.

    ResponderEliminar
  23. A religião no seu melhor!:(

    Vim trazer um xi coração, querida amiga minha, e pedir desculpa por andar mais afastada. O problema é que tendo-a no coração abuso.:))

    ResponderEliminar
  24. .

    .

    . é por tudo e por tanto . que não vejo qual.quer necessidade da relação de cada um de nós . com o divino . não ser . a.penas e só . em linha reta . reta e direta . por.que só assim . o ruído poderá ser permanente.mente afastado . e a paz pode então fazer.se ouvir .

    .

    .

    . e sentir .

    .

    .

    . um bom fim de semana . minha querida amiga .

    .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
  25. dizem que estamos no tempo de Kaliuga, a idade de ferro onde tudo se torna cada vez mais pesado as dificuldade são maiores, temos de passar por esta transição, talvez o caminho seja tentarmos dentro do pior encontrarmos a parte positiva nem que seja no ensinamento que isso tras , eu pessoalmente e posso estar errada prefiro não julgar muito porque continuo a achar que todos nós contribuimos para o que o mundo é nem que seja pela poluição de pensamentos negativos, como tu acredito na teencarnação emtão quem me garante que já não fui bem pior do que hoje sou, por isso tento seguir em frente e acreditar na parte positiva que existe na vida ou que ainda poderá existir
    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  26. Amiga minha, se tu soubesses como agradeço não haver memória das vidas anteriores,porque pelo que a minha tem sido (e, em parte, ainda é) estou plenamente convicta de que fui uma criatura extremamente má.

    Mas também acho que não estamos cá só para resolvermos as anteriores situaçõs.

    Sim, estamos entre ciclos, como dizem os Mais , e , tens razão, temos que ter pensamentos positivos...mas temos também o direito à defesa e eu não psso deixar de denunciar quem tem ainda hoje comportamentos lesivos para as pessoas e se arroga o direito de arbitrar a vida alheia.

    Anraço apertado, linda

    ResponderEliminar
  27. Querido PAULO, assino por baixo e sem hesitar cada uma destas tuas lúcidas palavras.

    Amigo, que tenha óptimo fim de semana

    ResponderEliminar
  28. As mães, ainda que virtuais, perdoam...principalmente quando a filhota merece, rrsss

    Pois , tem razão as versões malévolas das religiões organizadas dão nestas calamidades.

    Minha querida Amiga, um feliz fim de semana desejo.

    ResponderEliminar
  29. Sabe que trago no coração, não é?:)))

    xi gde, amiga minha

    (estou a fazer o que não gosta: de mangas arregaçadas a limpar, mas olhe que já começo a pensar que seria bom ter umas mãos a ajudar:))

    ResponderEliminar
  30. Sei, porque também está no meu, minha flor!

    Ajuda vem sem a jeito ...e daqui p´rá frente cada vez mais, rrss

    Deus a proteja!

    ResponderEliminar
  31. O fanatismo e a cequeira são sempre de evitar, seja em que área seja - concordo totalmente.

    Bom fim de semana, TERESA

    ResponderEliminar
  32. JOSÉ LOPES, a religião, mesmo organizada, se for vivida decentemente e em prol da Humanidade é algo para respeitar.

    Infelizmente, as coisas não se passam bem assim e há sempre fanáticos que tudo desvirtuam!

    O meu reconhecido abraço

    ResponderEliminar
  33. GRAÇA, as miores traições a Deus são consumadas por que se ato-proclama seu representante !

    Há algo que me deixa aterrorizada : é quando começam a falar em nome da divindade.

    Não existe maior soberba !!

    Um bom fim de semana, amiga

    ResponderEliminar
  34. Tremendo, sim, pelo perigo imenso que encerra!

    Adivinhaste: esoterismo é algo que me fascina desde sempre...e inquieta-me esta obssessão que muitas pessoas têm de ser necessário enquadrarmo-nos numa qualquer facção

    Há cinco ou dez minutos atrás vieram dois homens testemunhar Jeová: aceitei as revistas , esperando que não regressem.

    Abraço com voto de um estupendo fim de semana, ANA

    ResponderEliminar
  35. VÍTOR, de facto, todas as Instituições tendem a sonegar informaçaõ.

    O que me choca é que as religiosas mexem com a vida das pessoas e arrogam-se o direito de dar directrizes para comportamentos íntimos que, de todo, não lhe dizem respeito!

    Um bom fim de semana e um abraço

    ResponderEliminar
  36. Sabes que acabei de descobrir muito recentemente a razão da atitude cúmplice da Igreja com as ditaduras ? Baseia-se numa carta do apóstolo Paulo, que ainda aqui colocarei.

    CARLOS,o sorriso manso de FRamcisco assusta-me mais do que a frieza de Ratzinger...

    Amigo, fica bem.

    ResponderEliminar
  37. Se analisarmos bem a história não nos cansamos de verificar quão brutais eram os povos desses tempos, instigados a lutas e guerras pelos reis e senhores, sendo que os Papas não lhes ficavam nada atrás, antes pelo contrário, tinham apurados requintes de malvadez contra todos que os contrariassem minimamente. Ou só porque não iram muito com a cara, as ideias ou a ciência que começava a despontar em algumas mentes mais iluminadas.

    Lembro-me que me fartei de rir, aqui há uns anos, quando o Papa João Paulo II esclareceu que afinal a Igreja já aceitava a teoria de Galileu de que a Terra girava à volta do Sol e não o contrário, como se acreditava na época. E ri-me porque cerca de 4 séculos depois, chega a ser ridículo confirmar o que toda a gente já sabia! :)

    Beijocas e bom fim de semana, São!

    ResponderEliminar
  38. Sim, quatro séculos depois vir dizer um absurdo desses ..só para rri mesmo emuita sorte teve o cientista , escapou por poco a morrer assado pela Inquisição!

    Eu acho mais brutais os nobres e os sacerdotes, os povos eram mas vítimas do que outra coisa, embora não fossem santos, obviamente.

    Bom fim de semana para ti

    ResponderEliminar

  39. Excelente, querida São.

    É preciso termos presente a História, para que nunca esqueçamos as barbaridades cometidas e não haja a tendência para as repetir.

    Bom fim de semana.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  40. E para que as pessoas não digam , encolhendo os ombros, "Não sei!".

    Assim terão que dizer não se importarem com o pavoroso sofrimento infligido a seres humanos ou não quererem saber a realidade ( já mo disseram) ou acusarem quem denuncia de estar a transbordar ódio (já me acusaram disso).

    Sem excepções,cada pessoa tem de assumor as suas responsabilidades e responder pelos saus actos.

    Um grato abraço , querida amiga, e que tenha excelente semana

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde amiga
    Hoje vim informar que endereço do meu blog mudou http://mariaalicecerqueira.blogspot.com.br/
    E também agradecer pelo carinho de sua presença lá no meu cantinho, muito obrigada.
    Querida pedir desculpas pela minha ausência, mas tem sido por conta de estar na luta em busca de uma editora para editar meu livro.
    Agradeço a compreensão!
    Tenha uma linda semana
    Com carinho Maria Alice

    ResponderEliminar
  42. Obrigada, mas já me informara.
    Bom dia

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue