sexta-feira, outubro 03, 2014

PERU : RAQCH ´I, TURISMO VIVENCIAL

Peru: Maca, Setembro 2014


"Raqch`in tiqsimuyuntinmanta hamuqwan kawsayñin riqsichiqa, ayllupi yachayñinta , kawsayñinta  ricurichin, runankunataqmi atinku imaynatachus paykuna puñunanku , mikhunanku ima kay ayllupi  chayta.


Língua Quechua


Raqch´i  es el pilar de la práctica del turismo vivencial en donde los turistas de diferentes partes del mundo, conviven compartiendo las costumbres y saberes del Raqchi y la gente está especializada para atender a los visitantes los dias que deseen permanecer en esta sagrada comunidad.

Castelhano"

"RAQCHI Y SUS TESOROS"

38 comentários:

  1. Respostas
    1. Gostei muito de conhecer Maca!

      De Raqchi não tenho fotos, lamentavelmente, porque sou despistada e deixei a máquina dentro da mala grande...

      Abraço grande :)

      Eliminar
  2. Agora sabia-me bem um mate dessa loja!
    Bom FDS, amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seja por isso : se me enviares o endereço do Clube de Jornalistas, chegarão às tuas mãos duas saquetas de mate de coca!

      Fica bem :)

      Eliminar
    2. Só agora li a tua resposta, amiga. Agradeço-te imenso, mas não precisas de te incomodar. Ainda tenho algumas provisões que trouxe da Argentina este ano. E já não trabalho no Clube de Jornalistas :-) Mas fico muito sensibilizado com a tua generosidade e amizade.
      Fica bem , amiga.

      Eliminar
    3. Seria de boa vontade e nem os CTT saberiam o que estaria no envelope...

      Tem bom resto de dia, amigo :)

      Eliminar
  3. Um tipo de turismo muito interessante...
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida...e que eu gostaria imenso de experimentar....

      Saudações

      Eliminar
  4. Bonita imagem.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom lhe agradar.

      Bom final de semana e grande abraço, amiga

      Eliminar
  5. Nunca fiz esse tipo de turismo e gostava! : )

    ResponderEliminar
  6. ~
    ~ ~ ~ Saberes e emoções inesquecíveis!
    ~ Vivenciar outras culturas é o estímulo e o delicioso néctar destas estupendas viagens.

    ~ Um fim de semana agradável, aproveitando bem estes dias maravilhosos. ~

    ~ ~ ~ ~ ~ Grande abraço muito amigo. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, também penso isso: estas viagens são sempre interessantes e é muito bom quando ultrapassam o que está programado.

      Lamentavelmente, não fiz este tipo de turismo nunca, mas ainda não perdi a esperança....

      Beijinhos e excelente fim de semana, Majo

      Eliminar
  7. Acredito que o texto apelativo seja bem adequado à prática. Afinal o turismo é um valor acrescentado...
    Que ar tão bem disposto, amiga São. Depois desta viagem, de certeza que te sentes nostálgica. É tão bom conhecer outras gentes, outras culturas!
    Bjo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca fiz este turismo vivencial, mas gostaria muito de fazer: aproxima-nos mais das pessoas !

      Dizes muitissimo bem: é estupendo saber mais de seres humanos como nós e da sua maneira de pensar e de viver...

      Nostalgia, fica sempre-Principalmente quando se sabe que jamais se regressará.

      Amiga, que tenhas feliz fim de semana

      Eliminar
  8. Nem frango teremos, quanto mais peru. bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vamos ter que imita os peruanos: passaremos a comer porquinho da Índia ....

      Bom fim de semana :)

      Eliminar
  9. Olá, São!

    Local bonito e sugestivo, bem próprio de outras paragens.E até parece que contrataste um lhama, para levar um carreto a qualquer lado...

    Abraço a migo e bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vem vindo, amigo!

      Maca fica no Vale do Colca , mas - graças a ser despistada - não tenho fotos da povoação nomeada no texto e onde se encontra um espectular conjunto de ruínas, donde sobressai o santuário dedicado a Wiracocha(Deus criador de todas as coisas vísiveis e invísiveis).

      Dar-me-ia muito jeito era se o lhama me levasse : nem imaginas o esforço provocado pela falta de oxigènio naquelas altitudes que ultrapassaram os quatro mil metros e nunca desceram dos três mil!!

      Abraço grande e bom fim de semana

      Eliminar
  10. Todo o turismo é vivencial...mas o conceito deve ser bem diferente!
    A minha cardiopatia entre outras limitações levam-me a nem sequer ter pena de não experimentar voos tão elevados! :)


    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é mais estares convivendo profundamente com as pessoas na comunidade e conheceres melhor a sua cultura .

      Infelizmente, nunca fiz...mas tenho pena!

      Minha linda, eu em Cusco disse que , a partir de agora, passo a voar baixinho , rrss

      Bons sonhos :)

      Eliminar
  11. Uma lhama?...um belo animal...porte altivo.

    Ai...as viagens nos enriquecem de vivências, de lembranças!!

    Amo viajar!!!

    beijinhos, querida, tenha um lindo domingo!

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...mas muito cuspidor , para meu gosto , viu? :)

      É mesmo, as viagens nos enriquecem por demais !

      Também é uma das minhas paixões, viajar ...

      Abraço grande e com carinho , amiga

      Eliminar
  12. Uma imagem muito bonita. Não a imaginava com tanta coragem. Esses animais são um pouco selvagens...Penso eu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ....e imaginou muito bem, Luís! Estes estão domesticados.Mas, evidentemente, são sempre animais .

      Se reparar, a senhora tem uma águia e pretendia colocá-la em cima da minha cabeça, coisa que recusei de imediato !


      Não consegui entrar no seu blogue para comentar.

      Bons sonhos :)

      Eliminar
  13. O que eu aprendo com as tuas viagens... Obrigada, amiga e que sejas feliz.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que te abraço reconhecidamente por me dares o gosto da tua companhia, amiga

      Excelente semana para ti :)

      Eliminar
  14. Estava vendo as fotos de sua viagem... me despertou o interesse por este país... parece belo e interessante... porem tenho asma e dizem ser dificil respirar por ai... mas... deve-se dar um jeito...
    E a lhama sempre achei um bonito animal... a foto esta colorida, vibrante, como parece ser o país...

    Beijos querida São...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, se tem asma ...não me parece, francamente, aconselhável, porque mesmo sabendo da dificuldade respiratória e dos problemas de audição nunca imaginei que seria tão complicado!!

      A viagem vala e pena, o Peru tem o Vale Sagrado, Machu Pichhu, o deserto de Nazca, a Reserva de Paracas, o Lago Titicaca, Lima , Arequipa,Cuzco, Pisac, o Vale do Colca, Ollantaytambo...e só estou referindo o que visitei. Mas é muito exigente e cansativa: temos de nos preparar durante meses antes e , lá, tomar comprimidos para melhor circulação sanguínea, beber litros de chá de coca, comer toneladas de rebuçados de coca, mascar folhas de coca, e tomar oxigénio directamente da garrafa.Para não falar nas dores de cabeça e na falta de elevadores nos hotéis.O que vale é que nos levam e trazem as malas sempre, mas é um dó ver os funcionários desempenhando aquele trabalho.

      Meu bem, abraço apertado e que a semana seja excelente :)

      Eliminar
  15. Umas férias e tanto, não foi?
    Isso é que é importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo : isso é que foi importante!

      O pior é estar há quase uma semana de cama...

      Tudo de bom :)

      Eliminar
  16. Amiga não conheço outro Pais a não ser o meu mesmo.
    Os Países que fazem divisa com o Brasil tem suas belezas também.
    Duro é conhecer o meu inteiro mesmo assim estou programando
    ferias para Janeiro na Argentina.
    Já meu filho conhece todos nossos vizinhos de fronteira
    e nas férias do ano passado ele foi para Cancún México.
    E na próxima semana viaja para Orlando nos Estados Unidos.
    Já comentou em conhecer Portugal no próximo ano.
    Fico feliz em saber quem pode passar ferias fora
    fugir da rotina da vida durante um ano inteirinho.
    Tenha uma abençoada semana abraços.
    Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal com o seu filho adoro viajar...e como Portugal é bem mais pequeno que o Brasil, agora, quando possível, viajo para o estrangeiro

      Abraços e boa semana, amiga, :)

      Eliminar

  17. É a forma ideal de se fazer turismo. Conviver com as pessoas locais e tomar contacto com os seus costumes, conhecendo a sua cultura.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais me encanta nas viagens , além daquilo que vou propositadamente ver e apreciar, é o que eu designo por "Encontros", ou seja, ultrapassar o guião e entrar em contacto directo com as pessoas.

      nesta viagem ao Peru, foi com o educadissimo motorista do autocarro em que circulámos por Cuzco e arredores e com quem conversei, porque - devido ao ar rarefeito, à idade , ao peso e à enorme gripe que estava já a incubar, além do cansaço - optei por não entrar numa fortaleza militar nem num santuário.

      beijinhos, amiga :)

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue